O TABERNÁCULO DE DAVI

Deus traz uma promessa importantíssima de restauração para o final dos tempos em Amós 9:11-15, da qual temos que nos apropriar imediatamente:

“Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antigüidade; Para que possuam o restante de Edom, e todos os gentios que são chamados pelo meu nome, diz o Senhor, que faz essas coisas. Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão [ou seja, tudo que até agora é estéril e infrutífero transbordará com bênçãos espirituais]. E trarei do cativeiro meu povo Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto. E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o Senhor teu Deus.” (Adições da AMPLIFIED BIBLE)

Deus deseja (e muito) restaurar o Tabernáculo de Davi no final dos tempos. Ele quer restaurar completamente o louvor e adoração genuínos em nosso tempo. Em Atos 15:14-18, a Palavra confirma que esta promessa é para a Igreja de Jesus Cristo. Somente a adoração verdadeira e contínua a Deus no fim dos tempos é capaz de derrubar os altares de legalidade que o inimigo construiu nesta nação.

Particularmente, acho maravilhoso quando Deus afirma, em Amós 9:13, que “eis que vêm dias, diz o Senhor, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas ao que lança a semente”, Ele afirma, em outras palavras, que o tempo acelerará em nossa época. O que faz o Senhor acelerar o tempo e cumprir a Sua Palavra é exatamente a nossa intercessão. Deus deseja restaurar, o quanto antes, o Tabernáculo de Davi tal como era em 1 Crônicas 16:1-4:

“TROUXERAM, pois, a arca de Deus, e a puseram no meio da tenda que Davi lhe tinha armado; e ofereceram holocaustos e sacrifícios pacíficos perante Deus. E, acabando Davi de oferecer os holocaustos e sacrifícios pacíficos, abençoou o povo em nome do Senhor. E repartiu a todos em Israel, tanto a homens como a mulheres, a cada um, um pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho. E pôs alguns dos levitas por ministros perante a arca do Senhor; isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao Senhor Deus de Israel.”

A seguir, vamos explorar um pouco mais sobre estas características surpreendentes do Tabernáculo de Davi, que nos trarão revelações importantíssimas para nossa posição no fim dos tempos.

Davi não era perfeito. Cometeu assassinato, adultério, mas verdadeiramente se arrependeu quando pediu perdão a Deus. E então, mil anos depois de sua morte, Deus continua afirmando em Atos 13:22 que Davi foi um homem segundo o coração Dele. E é assim Deus deseja afirmar acerca de todos nós, porque Ele nunca faz acepção de pessoas. Este é o memorial que Deus quer construir para cada um de nós. Por isso, vale a pena pagarmos um preço alto não poucas vezes, tomarmos nossa cruz e seguirmos a Jesus Cristo. A presença de Deus conosco é algo de valor incalculável. “Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil [em qualquer outro lugar] ” (Salmos 84:10 – Adições da AMPLIFIED BIBLE). Sem a presença Dele em nossas vidas, nada feito!

Características do Tabernáculo de Davi

Os sacrifícios pacíficos
No anterior Tabernáculo de Moisés, havia sacrifícios de animais. No tabernáculo de Davi, conforme 1 Crônicas 16:1-4 (acima), os sacrifícios e holocaustos (sacrifícios queimados) passam a ser pacíficos. Significa que o sacrifícios de animais dá lugar agora a sacrifícios vivos de louvor, agradecimento, alegria. Deus introduz uma nova forma de adoração para estabelecer a Sua presença. É exatamente por isso, que muito tempo depois, O Espírito Santo nos pede, através da narrativa de Paulo: “ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão [total] de Deus, que apresenteis os vossos corpos [apresentando os seus membros e aptidões] em sacrifício vivo, santo (com devoção, consagração) e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (inteligente)” (Romanos 12:1 – Adições da AMPLIFIED BIBLE).

O véu não existe mais
O Tabernáculo de Davi não possuía o véu, que guardava o local Santíssimo (Santo dos Santos) que continha a Arca da Aliança, onde somente um sacerdote designado entrava uma vez por ano. Portanto, o acesso em adoração e intercessão (mediação) era livre no Tabernáculo de Davi. A Bíblia é realmente fascinante, porque aproximadamente 1000 anos depois, na ocasião da morte de Jesus, Deus confirma a mesma ausência do véu, rasgando-o do Templo (Mateus 27:51, Marcos 15:38 e Lucas 23:45). Em outras palavras, o véu se rasgando confirma Jesus Cristo como único mediador entre os homens e Deus (1 Timóteo 2:5) e confirma a mesma vontade de Deus revelada anteriormente no Tabernáculo de Davi.

A Arca – A presença de Deus
O Tabernáculo de Davi, ainda conforme 1 Crônicas 16:1-4, possuía a Arca de Deus em seu interior. A Arca representa o mais importante de tudo – a Presença de Deus. Ao se construir uma igreja, não adianta se erguer um templo monumental, com tudo o que há de mais confortável e moderno, se a Presença de Deus não estiver ali. O Tabernáculo (Sukkot, em hebraico, que significa tenda) de Davi era simples, mas a Presença de Deus estava lá. Este mesmo Tabernáculo que Deus quer restaurar no fim dos tempos, promete também a presença física do Messias, Jesus Cristo, se assentando em seu interior:

“E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará (acampará), e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.” (Apocalipse 21:3 – Adições da AMPLIFIED BIBLE)

Abertura a TODAS as nações
Algo tremendo dito por Deus em Amós 9 :11-15 é que “…todos os gentios que são chamados pelo meu nome…”. Ou seja, o Tabernáculo de Davi era aberto a todas as nações, sejam judeus ou gentios. Abria suas portas para todos que desejassem adorar a Deus, mostrando, ainda no Velho Testamento, que Deus nunca fez acepção de pessoas. Em Atos 15:14-18, a Palavra mantém esta promessa para o nosso tempo, citando os mesmos trechos de Amós 9:11-15.

Música, instrumentos e adoração contínua
Deus inseriu, no Tabernáculo de Davi, uma nova ordem de música e adoração contínua, dentro da tenda. O texto de 1 Crônicas 16:4-6 diz:

“E pôs alguns dos levitas por ministros perante a arca do Senhor; isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao Senhor Deus de Israel. 5 Era Asafe, o chefe, e Zacarias o segundo depois dele; Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos; 6 Também Benaia, e Jaaziel, os sacerdotes, continuamente tocavam trombetas, perante a arca da aliança de Deus.”

Portanto, desde então surge um novo modo de adoração ao Pai.

O nosso acesso como reis e sacerdotes à Presença de Deus
Todos sabemos que Davi foi rei. Mas 1 Crônicas 16:1-4 também afirma que Davi ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos no Tabernáculo, o que confirma que ele foi, ao mesmo tempo, rei e sacerdote. Assim Deus também nos considera, conforme Apocalipse 5:10:

“…para o nosso Deus nos fizeste reis (raça real) e sacerdotes; e reinaremos [como reis] sobre a terra.” (Adições da AMPLIFIED BIBLE)

Nunca se esqueça de que você é rei e sacerdote, e por isso, tem livre acesso à Presença de Deus para adorá-lo livremente com seus sacrifícios vivos de louvor, intercessão e adoração. Decreto que o Tabernáculo de Davi está sendo restaurado na totalidade em sua vida.

Por último, não poderia deixar de mencionar o quanto Deus deseja habitar em você. Tome posse da seguinte palavra para a sua vida, em 2 Coríntios 6:16:

“…Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.”

Apesar da palavra aqui referir-se a templo e não a tabernáculo, nunca se esqueça de que o verdadeiro tabernáculo, o lugar da habitação da habitação de Deus está dentro de você!

A Paz do Senhor a todos!