A Dúvida

Texto: Mateus 14:22-36 (33)

Introdução: A dúvida é uma coisa engraçada. Ela vem em formas diferentes. Às vezes duvidamos de nós mesmos. Outras duvidamos dos outros ou da evidência de nossos próprios olhos.

Transição: Nesta narrativa os discípulos no barco reconhecem a voz e olham um para o outro em descrença. Esperar que fosse Jesus era algo muito extraordinário de se esperar. Afinal quem Jesus pensa que é?

Tema: 3 provas da dinvidade de Jesus:

1) A prova de sua divina proteção (vv. 26-27)

Jesus acalmou o pavor deles: ‘Eu Sou’ é o nome de Deus por toda a Bíblia (Ex 3:14)

Jesus não andou por sobre as águas para ensinar os discípulos como fazer isso. Seu propósito era demonstrar Sua disposição de fazer o que fosse necessário para resgatar Seus filhos.

Nunca estaremos num lugar ou numa situação onde Cristo não possa nos achar. E nenhuma tempestade é severa demais que Ele não possa nos salvar dela. Não há razão para ter medo.

2) A prova de seu divino amor (vv. 28-31)

Quando Pedro vê o vento e grita: ‘Senhor salva-me!’ Jesus estende Suas mãos e o conduz para dentro do barco. Pedro não duvidou que era o Seu Senhor que havia visto. Quando ficamos frustrados, ansiosos e perturbados com nossos problemas e com a maneira que o mundo anda.

Satanás aproveita para nos tentar com indagações sobre o porquê Deus está permitindo estas coisas acontecerem conosco, Seus filhos. Se orarmos e clamamos pela ajuda do Senhor, Ele virá ao nosso socorro exatamente como fez com Pedro.

3) A prova de o seu divino poder

O milagre mais espetacular foi alcançado sem que Jesus dissesse uma só palavra ou levantasse uma mão. Jesus parou o vento e os discípulos O adoraram, dizendo: Verdadeiramente TU és o Filho de Deus!’

Quando ancoraram em Genesaré (vv. 34-36) o povo rogava a Jesus que ao menos pudessem tocar na orla de Sua veste e todos os que tocaram, ficaram sãos. Eles estavam começando a ver Jesus de acordo com Fp 2:9-11.

Conclusão: Jesus Cristo é a verdadeira face do amor e da compaixão de Deus. E, se como Pedro, buscarmos aproximar-nos dEle e dizer: ‘Senhor salva-me, proteja-me, ajuda-me’! Então, Ele nos estenderá Suas mãos para nos salvar e nos guiar por sobre as águas das nossas aflições.